domingo, 16 de maio de 2010

Animal Silvestre - Falna



Você sabia que o Brasil é um dos países do mundo que mais exporta animais silvestres ilegalmente? É um negócio que movimenta mais de 1 bilhão de dólares e comercializa cerca de 12 milhões de animais anualmente. Uma das maiores ameaças à natureza.

Para ajudar você a saber mais sobre o assunto, o WWF-Brasil elaborou as questões abaixo. Leia e colabore nessa luta pela salvação da fauna brasileira.

O que é um animal silvestre?
Animal silvestre não é o doméstico. O doméstico já está acostumado a viver perto das pessoas, como os gatos, cachorros, galinhas e porcos, entre outros. Já o animal silvestre foi tirado da natureza e reage à presença do ser humano. Por essa razão, tem dificuldades para crescer e se reproduzir em cativeiro. O papagaio, a arara, o mico e o jabuti, ao contrário do que muitos pensam, são animais silvestres.

Animais Silvestres

São considerados animais silvestres da fauna brasileira, os pertencentes às espécies nativas, migratórias, aquáticas ou terrestres, que tenham parte do seu ciclo biológico ocorrendo naturalmente dentro dos limites do território brasileiro.
A conservação da biodiversidade da fauna em questão, de certa maneira, contribui para a manutenção da vegetação, pois é certo que os animais são dispersores de sementes, polinizadores.
O Código de Proteção à Fauna, protege a fauna silvestre nacional, sendo sua utilização, perseguição, caça ou apanha, proibidas e seus ninhos, abrigos ou criadouros nacionais propriedade do Estado.